
O que são Riscos Psicossociais?
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) os riscos psicossociais são um conjunto de fatores, face às condições de trabalho, que podem afetar a integridade física e mental das pessoas.

Como Atuamos
1
Enviamos um questionário de avaliação de riscos psicossociais para cada colaborador, totalmente anónimo e confidencial.
2
Emissão de relatório individual e da organização dos resultados obtidos.
3
4
Capacitamos a empresa e os seus trabalhadores através de ações de sensibilização/formação, apoio psicológico individualizado (caso exista necessidade e/ou vontade do trabalhador).
5
Acompanhamos e analisamos continuadamente o processo. (Contemplará uma reavaliação para analisar os resultados da intervenção).
Quais os Riscos Psicossociais mais comuns?
- Falta de autonomia
- Longas horas de trabalho
- Trabalho repetitivo
- Isolamento
- Trabalho precário
- Relações pobres com a entidade laboral
- Trabalho muito exigente e/ou que requeira muitas exigências a nível emocional
- Conflito de valores entre o colaborador e a entidade e/ou outros colaboradores
Riscos Psicossociais, quais as consequências?
EMPRESA
A entidade poderá vir a notar que os seus colaboradores apresentam maior absentismo, menor produtividade, menor envolvimento e menor motivação. Assim como existirá um pior ambiente de trabalho, um maior número de acidentes de trabalho e um decréscimo nas suas receitas.
COLABORADORES
Os riscos psicossociais podem afetar negativamente a vida dos colaboradores, sendo que podem vir a desenvolver, entre outros, doenças cardiovasculares, stress, síndrome de burnout, ansiedade, depressão e distúrbios de sono.
Sabia que ...
A avaliação e a prevenção dos riscos psicossociais é legalmente obrigatória em Portugal?
“d) Assegurar, no local de trabalho, que as exposições a agentes químicos, físicos e biológicos e fatores de risco psicossociais não constituem um risco para a segurança e saúde do trabalhador”;
“e) Adequação do trabalho ao homem, no que diz respeito à conceção de empregos e métodos de trabalho, com vista a mitigar o trabalho monótono e repetitivo e reduzir os riscos psicossociais”.